28 de fev. de 2009

Moratória…¬¬

Bom, todo mundo facinado pela Disney ja deve saber o que é moratória, mas vale lembrar

Desde os anos 80, a Disney sempre foi pioneira na prática de vendas de filmes ao consumidor final. Nesta época, quando ainda estávamos no auge do VHS, e os filmes não eram exatamente artigos colecionáveis e mesmo assim, os grandes sucessos da Disney nos cinemas como A PEQUENA SEREIA, ALADDIN e O REI LEÃO, quebravam recordes e mais recordes de vendas em vídeo.

Com o receio de que a super-exposição pudesse diminuir o interesse do público por seus filmes, a Disney sempre estabeleceu períodos de vendas específicos para seus maiores clássicos, que depois tinham a fabricação interrompida (ação conhecida por moratória).
Lembram da famosa frase “à venda por tempo-limitado”? Pois acreditem, esta frase é muito mais do que uma simples metodologia pra forçar as vendas, os prazos em que os títulos ficam à venda são respeitados no mundo inteiro.

Quando entrou no mercado de DVDs em 2000, a Disney lançou alguns de seus grandes clássicos em edições limitadas, numa tentativa de atender principalmente a solicitação de vídeolocadores que estavam substituindo seus acervos de VHS pelo DVD. Desta safra saíram títulos em edições limitadas, como 101 DALMATAS, PETER PAN, FANTASIA e PINOQUIO, entre outros grandes clássicos. Em 2001, com a grande aceitação do DVD e sua característica de item colecionável, a empresa estabeleceu que um grupo de seus grandes clássicos, iriam fazer parte de uma nova coleção denominada COLEÇÃO PLATINA e seria um conjunto de 10 filmes que só seriam lançados uma vez à cada 10 anos.

Incialmente estes eram: BRANCA DE NEVE, BAMBI, CINDERELA, A DAMA E O VAGABUNDO, 101 DÁLMATAS, MOGLI: O MENINO LOBO, A PEQUENA SEREIA, A BELA E A FERA, ALADDIN e O REI LEÃO. Porém em 2003 foi anunciado que a janela de lançamento seria encurtada com dois títulos sendo lançados por ano, e com a adição de quatro novos filmes à coleção: PINÓQUIO, FANTASIA, PETER PAN e A BELA ADORMECIDA.

Assim, os títulos de PLATINA que saíram em 2001 (BRANCA DE NEVE), 2002 (A BELA E A FERA), 2003 (O REI LEÃO) e em 2004 (ALADDIN) já estão em moratória e não podem ser adquiridos pelos lojistas. É claro que algumas lojas ainda podem estar com um ou outro produto à venda, mas certamente trata-se de estoques encalhados, que mais hora ou menos hora, irão acabar em definitivo.

Vale lembrar que não são apenas os títulos da Coleção Platina que entrão em moratória e a prática de retirar DVDs do período de vendas não é exclusividade da Disney. A Coleção Walt Disney Treasures por exemplo, teve uma tiragem de apenas 5.000 unidades e o volume MICKEY MOUSE EM CORES VIVAS VOL 1 já se esgotou. Também não estão mais disponíveis para compra o título em DVD de O CÃO E A RAPOSA e as seqà¼ências de clássicos, como MOGLI 2, O REI LEÃO 2 e 3, PETER PAN 2 entre outros. Dos outros estúdios, vale citar a Trilogia Original de GUERRAS NAS ESTRELAS que está atualmente em vendas por tempo limitado. Outros filmes como a edição luxuosa da Trilogia DE VOLTA PARA O FUTURO, TITANIC e até o novíssimo Box de SUPERMAN não estarão à venda pra sempre. A dica é aproveitar enquanto é tempo!

Então sete títulos Disney em DVD deverão voltar aos cofres do estúdio esse mês de Abril. Isso significa que a Disney não irá vender mais aos lojistas os animados "Peter Pan", "Peter Pan em busca da Terra do Nunca: Edição Supermágica", "A Pequena Sereia", "A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar", "A Pequena Sereia: A História de Ariel" e os animados da Pixar "Toy Story: Edição Especial de 10º Aniversário" e "Toy Story 2: Edição Especial", mas não se preocupe, pois os títulos as vezes demoram para esgotar completamente das lojas. Basta ficar esperto para não ficar sem o seu, e também, de sete a dez anos eles voltam…

fontes: http://planetadisney.blogspot.com/2009/02/conheca-os-proximos-lancamentos-disney.html
http://www.animatoons.com.br/dvds/especial-artigo-sobre-a-moratoria-dos-dvds-disney/

Um comentário:

  1. Oii
    Desculpa pela demora mais é que andei sumida da net e do blog também!!
    Lindinho seu blog,todo rosinha:)
    Beijos.

    ResponderExcluir